Celebrar o aniversário de 100 anos da marca e o de 50 do modelo 2002 Turbo. Esse foi o propósito da BMW ao criar o 2002 Hommage Concept para a edição 2016 do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, um exposição de carros e motos clássicos realizada anualmente na Itália – veja também a moto R5 que a BMW mostrou por lá!
Baseado no caçula da família M, o M2, o 2002 Hommage Concept é, como diz o nome, uma homenagem retrô-futurista ao 2002 Turbo. Para remeter ao modelo antigo, a dianteira do M2 foi bastante modificada, recebendo os faróis com apenas um bloco e as setas que parecem “sobrancelhas”. Já o bico do carro ganhou o formato “nariz de tubarão” que caracterizava o 2002, enquanto o logotipo “Turbo” (também vindo do modelo clássico) ficou encrustado entre a grade e o farol.
Se o design busca referências no passado, a mecânica é toda atual: o 2002 Hommage usa todo o powertrain do M2, incluindo o motorzão 3.0 seis-em-linha turbinado de 370 cv, o câmbio manual de seis marchas com tração traseira e as rodas aro 20″. A BMW não indica futura versão de produção, mas a imprensa europeia já fala em uma possível configuração CSL para o M2, ou seja, aliviada em peso e ainda mais radical na preparação.
“O 2002 marcou o início de uma era de sucesso para a 2002. Este cupê compacto é um dos carros que fizeram a BMW ser a marca que é hoje”, explica o chefe de design do Grupo BMW, Adrian van Hooydonk. “Ele foi o primeiro modelo de produção em série na Europa com a tecnologia do turbo, estabelecendo novo patamar de um genuíno carro esportivo, além de demonstrar a vanguarda de desenvolvimento de motores da BMW. O 2002 Hommage é nossa forma de brindar a todas essas conquistas”, define o designer.
Fotos: BMW/Divulgação
Ver a notícia BMW 2002 Hommage pode indicar caminho para um futuro M2 CSL diretamente no site CARPLACE.